Olá Herdeiros,
Sei que o desejo de fazer um intercâmbio bateu á porta de muitos de vocês recentemente, e surge aquela pergunta inevitável: Será que é possível mediante as minhas condições financeiras fazer um intercâmbio ou é apenas um um delírio da minha mente ?
Bom, vamos encarar a realidade: fazer um intercâmbio no exterior não é barato, especialmente com a nossa moeda desvalorizada em relação às moedas estrangeiras. Mas acreditem, não é impossível. Aliás, vou mostrar a vocês um passo a passo de como transformar esse sonho em realidade.
Antes de mais nada, vamos entender a sua situação real. Você já é maior de idade? Está trabalhando ou estudando? Quem arcaria com os custos desse intercâmbio? Para onde você gostaria de ir? Seria um intercâmbio de curta duração ou de vários meses? Você conhece alguém que já fez um intercâmbio ou que vive no lugar para onde você deseja ir? Tem algum dinheiro guardado? E você vai começar a juntar dinehiro do zero?
Responder a essas perguntas é fundamental para colocar os pés no chão e visualizar todas as possibilidades.
MENOR DE IDADE
Se ainda está estudando, o intercâmbio Teen pode ser uma excelente oportunidade para vocês. Por exemplo, no Reino Unido, há o programa Summet Schools, que permite aproveitar as férias de julho para realizar esse sonho. Vale ressaltar que existe a possibilidade de cursar o Ensino Médio no exterior, em lugares como Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, entre outros. A universidade World Colleges oferece oportunidades de intercâmbio gratuitas para alunos do ensino médio. No final deste post, deixarei todos os links necessários.
MAIOR DE IDADE
Pra você, as oportunidades são ainda mais amplas. Além dos programas de Au Pair, onde é possível trabalhar como babá de crianças, e o Work and Travel, destinado a jovens de até 29 anos que estão na faculdade e querem trabalhar em outro país durante as férias, há também o programa Santander Open Academy, que oferece bolsas de estudo no exterior. A inscrição é simples, e se você for selecionado, é só arrumar as malas e partir. Outra opção é o programa Chevening, um projeto do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, que oferece bolsas integrais para mestrado. Para participar, é necessário ter um nível intermediário de inglês, ter concluído a faculdade e ter trabalhado na área por pelo menos dois anos.
E claro, não posso deixar de mencionar o meu programa de intercâmbio favorito, o Worldpackers, onde é possível conseguir hospedagem e até mesmo alimentação em troca de trabalho voluntário. Por exemplo, se optarem por Portugal, é possível ficar por pelo menos 14 dias, com até três refeições diárias, trabalhando cinco horas por semana, com um dia de folga, lavanderia gratuita e dormitório compartilhado. Um verdadeiro sonho!
No Worldpackers, a única taxa é a anuidade do site, paga apenas uma vez, e a passagem aérea para o destino escolhido.
Dicas: A dica que tenho para vocês é pesquisar muito e começar a economizar desde já. Caso ainda não tenham passaporte, é hora de providenciar. Abrir uma conta em um banco como o a Nomad, por exemplo, pode facilitar a compra de dólares. O caminho pode não ser fácil, mas é importante não desistir.
Espero que esse guia ajude vocês a tornar o sonho do intercâmbio uma realidade. E lembrem-se, o mundo está esperando por vocês lá fora!
Até mais!
Links
Intercâmbio grátis Ensino Médio:
https://www.afs.org.br/faca-intercambio/#afs-nav-programas
Jovens Emabaixadores inscrições sempre Janeiro e Fevereiro: https://br.usembassy.gov/pt/education-culture-pt/programa-jovens-embaixadores/sobre-o-programa/
Bolsas de estudo Santander: https://app.santanderopenacademy.com/pt-BR/program/search?
Bolsa de estudo Erasmus Mundus https://www.eacea.ec.europa.eu/scholarships/erasmus-mundus-catalogue_en
Bolsa de estudo Chevening https://www.chevening.org/
WorldPackers https://www.worldpackers.com/
#intercambiográtis #intercambiobarato #bolsadeestudonoexterior #intercambio
Comentários
Postar um comentário